Double IPA: 02 vezes amargor


Americanos gostam de tornar tudo maior sobre absolutamente tudo, não importa se falamos de carros ou carne, então cerveja não é exceção, descreve Garret Oliver em seu livro The Oxford Companion to Beer. A Double IPA ou, como também é chamada Imperial IPA, tem como base o estilo India Pale Ale com significativa presença de álcool e amargor.

Vinnie Cilurzo, proprietário da Russian River Brewing Company, é denominado como autor da primeira receita de Double IPA em 1994 – produzida na Blind Pig Brewing em Temecula, Califórnia. Dois anos depois, a cervejaria Rogue produziu a I2PA e, em 1998, a cervejaria Stone lançou sua versão em comemoração ao aniversário de dois anos da cervejaria. Em 2003, entrou como categoria no concurso do Great American Beer Festival (GABF). Em 2011, mais de 100 Double IPAs estavam sendo produzidos por Cervejeiros artesanais americanos e já começava a invadir os tanques da Europa.

O perfil sensorial da Double IPA é caracterizado e dominado pela presença do lúpulo em seu aroma, sabor e amargor. É possível utilizar tanto lúpulos americanos, quanto do novo mundo (australianos ou neozelandeses, por exemplo), desde que tenham perfil frutado, cítrico, resinoso. O malte deve contribuir com o final seco, e sua presença de forma geral é apenas para dar suporte à receita e será sempre coadjuvante. O teor alcoólico costuma variar entre 8 e 10%. “Para quem ama o amargor e o aroma de lúpulo, está é a cerveja em definitivo”, descreve Oliver.

Para harmonizar, traga os extremos também ao prato como: carnes com alto teor de gordura, salgados e petiscos fritos, sobremesas com dulçor intenso ou alta presença de acidez, queijos também com estas mesmas características presentes: untuosos, doces e/ou cremosos. 

Para não ficar na vontade, você pode provar a nossa DIPA:

Quer saber mais sobre estilos de India Pale Ale: confira nosso texto sobre Hazy e Juicy IPA.

Para construir o texto compilamos informações do:

 Beer Judges Certification Program, Guia de Estilos BJCP, 2015 https://www.bjcp.org/docs/2015_Guidelines_Beer.pdf  

Double IPA: The Imperial IPA Pushing Bitterness to its Limits, Carr Nick. Site Kegerator, 2016 https://learn.kegerator.com/double-ipa/

The Oxford Companion to Beer, Garret Oliver. 1 ed. New York, Oxford University Press, 2011