Lúpulos


Lúpulo é uma planta trepadeira com flores em formato de cones que podem proporcionar aroma, amargor, estabilidade de espuma, aumento na estabilidade microbiológica da cerveja. Existem variedades com diferentes características que igualmente proporcionam resultados diversos para a bebida. Por exemplo, lúpulos alemães proporcionam notas herbais; lúpulos ingleses, notas terrosas e herbais; lúpulos americanos, notas frutadas e cítricas.

Hoje o lúpulo está entre os ingredientes que compõe a base principal para a produção de cerveja, mas não foi sempre assim, de acordo com registros o lúpulo passou a ser utilizado como aromatizante no início do século VIII, até então eram adicionadas ervas variadas.

Apenas as flores fêmeas são utilizadas na cerveja por conterem: os óleos essenciais que conferem os aromas; e os ácidos alfa e beta que proporcionam amargor*. A unidade de medição deste amargor é o IBU, sigla para Internacional Bitterness Unit (Unidade Internacional de Amargor).

A Abadessa Hildegard von Biggen foi a primeira pessoa a estudar o lúpulo de forma científica e desde então o lúpulo tem sido desenvolvido não só para a cerveja, mas também para a saúde. Até poucos anos atrás a maior parte dos Brasileiros não sabia o que era lúpulo por não haver, até então, plantações nacionais. Para crescer, a planta precisa de temperaturas amenas e longos períodos de exposição ao sol. Graças ao movimento intenso de cervejarias independentes, como a Dogma, todo o cenário está mudando.

Abaixo segue alguns exemplos de lúpulos utilizados nas cervejas Dogma:

Mosaic** – é uma variedade de lúpulo de aroma desenvolvida pela Hop Breeding Company, LLC, lançada em 2012. Mosaic é a filha do lúpulo Simcoe e um macho derivado do lúpulo Nugget. Suas principais características são: terroso, floral, frutado e cítrico.

Cerveja: Dogma Mosaic Lover Hazy Double IPA 8,3%

Citra – é uma variedade de lúpulo de aroma com um futuro promissor. Desenvolvido pela empresa de obtenção de lúpulo LLC***, tem características de sabor cativante.
Suas principais características são: Cítrico e frutas tropicais.
Cerveja: Dogma Citra Lover Double IPA 8,3%

Saaz – originário da região tcheca de mesmo nome.

Suas principais características: Nota lupulada particularmente leve, aromas predominantemente picantes e amadeirados, como herbal e arborizado.

Cerveja: Rest in Pilz Czech Pilsner 5,3%

* Este amargor ocorre majoritariamente pela isomerização dos alfa ácidos em iso alfa ácidos durante a fervura, por  isso varia de acordo com a quantidade de lúpulo, mas principalmente devido ao tempo de exposição a fervura. Já os beta ácidos geram amargor pela sua oxidação, portanto eles tem importância no amargor somente em cervejas de guarda.

**Você pode ler mais sobre o Lúpulo Mosaic aqui.

***LLC – Limited Liability Company da empresa é Hop Breeding Company, que é resultado do trabalho conjunto entre a Slect Bothanicals e a John I haas. Falamos um pouco dessa empresa no texto: Nem todo herói usa capa.

Referências:

Oliver, Garret. The Oxford Companion to Beer. 1 ed. New York, Oxford University Press, 2011.

Informações dos Lúpulos: Grupo Barth-Haas – líder mundial no suprimento de lúpulos, produtos de lúpulos e serviços em todo o globo.