MOSAIC – HBC 369


A maioria das pessoas que conhecem a Dogma um pouco mais a fundo, talvez, pensem que meu lúpulo favorito é o Citra, afinal ele está presente em boa parte das nossas receitas.

Porém, na verdade, o meu lúpulo favorito com certeza é o Mosaic. A complexidade que ele consegue sozinho é incrível! Quando tomo uma Mosaic Lover, as primeiras notas que chamam atenção são as de frutas como manga e maracujá, recebendo suporte de  notas cítricas que passam por laranja e toranja. Continuando a degustação é fácil perceber que aromas herbais e florais também estão presentes e tudo isso é complementado por uma bela nota resinosa. Toda essa complexidade é justamente o motivo do nome desse lúpulo, afinal é um mosaico de aromas! E por isso, escolhi ele para iniciar essa série de posts falando sobre lúpulos.

Lançado em 2012, ele ganhou terreno rapidamente. De 2014 a 2016, sua área de plantio aumentou 67% no estado de Washington e entre 2015 e 2016, 45% no estado de Idaho, levando ele a ocupar em 2016 o posto de sexta maior área plantada nos EUA. (USA Hops Statistical Report – Hop Growers Of America)

No entanto, a sua história começou 11 anos antes, quando Jason Perrault, criador também do Citra e do Simcoe, iniciou dentro da Hop Breeding Company (HBC) um projeto para a criação de uma variedade semelhante ao Simcoe, mas que apresentasse um melhor rendimento.

Uma fêmea de Simcoe (YCR14) foi cruzada com um macho derivado de Nugget que tinha em sua linhagem lúpulos como Tomahawk, Brewer’s Gold, Early Green, além de uma outra variedade desconhecida e a planta teste foi batizada de HBC369. Durante 10 anos as melhores mudas foram sendo selecionadas e os testes foram iniciados em cervejarias como Odell, Russian River e Lagunitas. O resutado foi esse lúpulo incrível, que antes mesmo de receber um nome oficial já era muito procurado.

Autor: Bruno Moreno de Brito

Estatísticas (Yakima Chief Ranches)

Alfa ácido:

11,5%-13,5%

Beta Ácido:

3,2%-3,9%

Cohumulone (% dos alfa ácidos):

24%-26%

Total Oil ml/100g:

1,0%-1,5%

Myrcene (as % of total oils):

47%-53%

Caryophyllene (as % of total oils):

5.2%-7.8%

Humulene (as % of total oils):

13%-16%
Farnesene (as % of total oils): 0%-0%

Storage (% residual dos alfa ácidos após 6 meses a 20c):

75%

 

 

 

 

Fontes:

http://www.hopslist.com/hops/dual-purpose-hops/mosaic/

 

https://www.mbaa.com/meetings/archive/2012/Proceedings/pages/147.aspx

https://www.usahops.org/img/blog_pdf/76.pdf

 

https://www.yakimachiefranches.com/brands/detail.html?varietyid=6