Sour Beer


A cerveja não começou com Ale e Lagers, mas como uma receita de grãos que por razões desconhecidas se modificavam ao descansar ao relento com água. Bom, este é um jeito bastante simplório de contar a história, mas a verdade é que por esta razão no início toda cerveja era de certa forma Sour, ou seja, com acidez presente. Este processo também nos conecta com o que conhecemos como fermentação espontânea – afinal era exatamente o que acontecia.  

O argentino Ricardo Aftyka descreve em seu livro Pasión por la Cerveza que “as cervejas ácidas possuem algumas particularidades que as diferem: sua fermentação envolve, além das típicas leveduras, bactérias e leveduras selvagens. Estes microorganismos são responsáveis por gerar compostos que só se encontra nas cervejas ácidas: ácido lático, ácido acético e aromas não tradicionais (aroma de estábulo, por exemplo).”

No blog da renomada cervejaria americana The Rare Barrel o sócio-proprietário Alex Wallash traz alguns pontos que descrevem uma Sour Beer, segue um breve resumo:

– É um termo usado para abranger muitos estilos diferentes de cerveja, alguns dos quais incluem Lambic, Gueuze, Flanders e Berliner Weisse.

– É comumente fermentado com frutas. Cerejas e framboesas estão entre as frutas mais tradicionais fermentadas com cerveja Sour, mas damascos, pêssegos, figos, amoras e morangos também são ótimos ingredientes para cervejas ácidas. 

– Geralmente é fermentada com Brettanomyces (Brett), que é um tipo de levedura que é conhecida por seus sabores funky que são encontrados em Saisons e cervejas artesanais. A Brett adicionará uma pequena quantidade de acidez à cerveja, mas não adicionará acidez suficiente para tornar a cerveja ácida por si mesma. 

Lembrando que Lambics são cervejas de fermentação espontânea que deveriam receber esta nomenclatura apenas quando produzidas na Bélgica e que possuem em seu perfil sensorial também a presença de Brett.

Para saborear:

Ethos –

Branca de Brett –

Felix Culpa –

Matraga – Tart Saison

Referências:

Aftyka, Ricardo. Pasión por la Cerveza. Primeira edição. Argentina: Grijalbo, sem data.

Cole, Melissa. The Little Book of Craft Beer. Primeira edição. Inglaterra: Hardie Grant Books, 2017

Wallash, Alex. The Rare Barrel Company. Estados Unidos: What is a Sour Beer?, 2013. https://www.therarebarrel.com/index.cfm?method=blog.blogDrilldown&blogEntryID=ABD6E0C1-EC64-9785-F018-DFEA6CD32DB4&originalMarketingURL=blog/What-is-sour-beer-