West Coast


Se você é apaixonado por cervejas com alto amargor, o crédito maior a este tipo de receita existir é proveniente da existência das Ales desenvolvidas na West Coast (Costa Oeste) dos Estados Unidos. Hoje, o termo ‘West Coast IPA’ faz referência a uma cerveja de amargor extremo. Esta é uma explicação bastante simplista, há muita história e simbologia por trás deste estilo.

A Brewers Association – associação americana de cervejarias artesanais – possui um Guia de Estudo de Estilos de Cervejas* que diz: “Enquanto a cerveja Pale Ale tem definitivamente raízes inglesas, muitos dão crédito para o estilo à Sierra Nevada Pale Ale, … que se tornou sinônimo da West Coast de hoje. Normalmente, Pale Ales oferecem aos fãs de cerveja um equilíbrio entre malte e lúpulo, o que faz um dos estilos mais apreciados e acessíveis disponíveis.”

O Guia defende também que American Pale Ale de forma geral é caracterizada por lúpulos americanos com notas cítricas, florais e resinosas, e perfil de caramelo baixo a médio e suave malte tostado. No entanto, podemos dizer que as American IPAs são divididas em West Coast e NE IPA (ou Hazy/Juicy IPA**), sendo que a West Coast não traz esse perfil caramelo.

Voltando em 1965, quando Fritz Maytag comprou a Anchor Liberty, é possível dizer que ali começaria um novo momento do mercado de cerveja e que este perfil de cerveja começa a se formar. No início, produziam a – que conhecemos hoje como – California Common, uma Lager (reflexo da grande indústria) produzida em temperaturas comuns a uma Ale, e ele não parou por aí, passou a pesquisar e ficou fascinado por Ales tradicionais.

Foi na busca por estas receitas que cervejarias como Anchor Brewing e Sierra Nevada Brewing retomaram a produção de Ales e passaram a exaltar os lúpulos americanos como Cascade e Chinook. Escritores descrevem que neste momento (início de 1970) se dava também a retomada das cervejas artesanais nos Estados Unidos.

Para acessar:

*Guia de Estudos de Estilos de Cervejas: https://www.craftbeer.com/wp-content/uploads/2014/12/craftbeerdotcom-beer-styles.pdf

**Clique aqui e veja no nosso blog sobre Hazy e Juicy IPA: https://cervejariadogma.com.br/noticias/outras/blog/hazy-e-juicy-ipa/

Referências:

Oliver, Garret. The Oxford Companion to Beer. 1 ed. New York, Oxford University Press, 2011

Steele, Mitch. IPA: Brewing Techniques, Recipes and the Evolution of India Pale Ale . Brewers Publications. Edição do Kindle

Teeter, Adam. Ask Adam: What’s the Difference Between West Coast IPA and Hazy IPA? Site Vine Pair, 2020

Cervejas para provar:

Back to Basics

Sapiens

Hop Lover

American IPA

American Pale Ale