Cervejas e Queijos


Cervejas e Queijos: Harmonização
Queijo costuma vir acompanhado de um bom vinho e há inúmeras referências que nos induz a este erro. A cerveja por sua variedade em estilos, sabores, intensidades, sua riqueza ou simplicidade equilibra de forma ainda mais pontual e prazerosa no paladar.
Um pouco sobre queijos:
“…o processo de fazer queijo não poderia ser mais fácil. Basta separar os sólidos do leite (a coalhada) do líquido (soro)… Claro que há mais do que isso… Alguns são simplesmente moldados, outros são pressionados, alguns são tratados termicamente, outros tem bactérias introduzidas para transformá-los em queijos azuis, alguns tem cascas que se desenvolvem naturalmente, outros são lavados ou friccionados. Pense nessa variedade como um monte de receitas diferentes”, Fiona Beckett (2013, p11).
Para encontrar o queijo certo para sua cerveja repare se o queijo é untuoso (gorduroso), se sim precisamos de uma cerveja com uma ou mais destas características: alto teor alcoólico, acidez, carbonatação. Da mesma forma equilibre as notas: se o queijo for de sabor intenso, cuidado para não escolher uma cerveja de notas pouco aparentes, para que as notas se agreguem e não desapareçam na experiência. Agora, se não, seguimos no contrário.
Por conta também das formas de escolher a harmonização, como citado acima, um mesmo tipo de queijo, pode ser harmonizado com mais de um estilo de cerveja. Para concretizar esta experiência escolhemos três queijos: Muçarela temperada, Brie e Canastra.
Seguem as opções de cervejas para cada um:
Muçarela temperada:
Dogma Rest in Pilz
Dogma American Pale Ale
Brie:
Dogma Ethos Sour com Goiaba, Maracujá e Pitaia
Dogma American IPA
Canastra:
Dogma Hop Lover Imperial IPA
Vanilla Latte Coffee & Vanilla Imperial Stout

Lembre que não existem regras, existem técnicas que aprimoram a experiência. Aprecie, prove e encontre os pares que mais agradar, no mínimo você provará bons queijos e boas cervejas. “Harmonização é sobre escolher o que tem de melhor pra comer com uma cerveja, mesmo que seja um simples sanduíche, um pedaço de queijo ou um pedaço de bolo. Simplicidade é sempre a melhor saída”, disse Mark Dredge em seu livro Beer and Food.

Dica extra:
De acordo com Beckett, cerveja é um bom ingrediente para receitas com queijo, como um fundue de Cheddar.
Para saber mais sobre harmonizações veja também:
Cervejas e Porções: Harmonização
https://cervejariadogma.com.br/noticias/outras/blog/cervejas-e-porcoes-harmonizacao/

Referências:
Beckett, Fiona. Quejios. Edição Brasileira. São Paulo: PubliFolha, 2013.
Dredge, Mark. Beer and Food: Bringing Together the Finest Food and the Best Craft Beers. New York: Dog’n’Bone, 2014.

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.